Utilização de Tecnologia Socioterritorial na Produção de Sumo por Arraste de Vapor na Agricultura Familiar
Autores:
- Jennifer Duarte¹
- Lusibetty Trigueiros¹ ²
- Wizelfina D'Assunção¹ ²
- Carlos Santiago³
- Miclay Carvalho¹ ²
¹Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP)
²Centro de Investigação Agronómica e Tecnológica (CIAT), Potó, Madalena, São Tomé
³Centro de Aperfeiçoamento Técnico Agro-Pecuário (CATAP)
1. Introdução
O aumento dos casos de diabetes em crianças pode estar relacionado ao elevado consumo de refrigerantes. Neste contexto, o presente estudo teve como objectivo produzir sumo natural por arraste de vapor como alternativa aos refrigerantes, bem como avaliar a preferência dos consumidores.
2. Metodologia
2.1. Procedimento para Produção do Sumo
As matérias-primas foram adquiridas no mercado de Bobo Forro e os demais materiais utilizados foram disponibilizados pelo CATAP. Foram produzidos três tipos de sumos:
- S1: 1500g de tomate e 4L de água
- S2: 1800g de carambola e 4L de água
- S3: 5114g de mamão e 4L de água
Cada extração teve a duração de 2 horas.
2.2. Análise Sensorial
As análises sensoriais foram realizadas na Faculdade de Ciência e Tecnologia, com um total de 20 provadores pertencentes à comunidade escolar. Os participantes deram consentimento verbal para participar no estudo. Avaliou-se a aparência, o sabor e a preferência do sabor, com notas de 1 = não gosto e 2 = gosto, seguindo o procedimento descrito por Soares et al. (2018). A análise dos dados foi efectuada com o programa estatístico IBM SPSS Statistics 23.
3. Resultados
Os resultados mostraram que os sumos produzidos com carambola (S2) e mamão (S3) tiveram melhor aceitação do público (p=0,001) quando comparados com o sumo de tomate (S1). Os sumos de carambola e de mamão não se diferenciaram estatisticamente (p=1,000).
4. Conclusão
O sumo de tomate não teve aceitação do consumidor, contudo, a utilização da extratora para produção de sumo é uma tecnologia bastante viável na agricultura familiar, permitindo o aproveitamento de outros subprodutos derivados da fruta.
5. Referências Bibliográficas
Soares, E. A., Bernardi, M. R. V., & Borges, M. T. M. R. (2009). Características físico-químicas e sensoriais do sumo de cana-de-açúcar. Sociedade e Ciências Agrárias de Portugal, 41(4), p. 1107-1114.